Editorial

Estrutura do saber da psicanálise e suas variações frente às mutações do laço social. O saber da psicanálise, diferentemente de outros saberes reunidos sob a categoria de ciências humanas, é eminentemente clínico. A psicanálise é uma prática, um tratamento do real em jogo no sofrimento psicopatológico pelo simbólico. É também o saber científico, relativo à estrutura do inconsciente e suas variações clínicas, que podemos extrair dessa ação. O estudo dessas variações, portanto, não é nunca independente do exercício da prática analítica frente à singularidade do caso clínico. Entretanto, tanto na obra de Freud quanto no ensino de Jacques Lacan, encontramos topologias que permitem orientar com mais precisão a transmissão da arte de dirigir um tratamento psicanalítico.

Saiba mais ->

Artigos

Atualidades

O olhar irônico de François Sauvagnat. François Sauvagnat nasceu em Paris, em 20 de abril de 1951. Dedicou-se ao exercício da psicologia clínica em um dos mais importantes hospitais psiquiátricos da França, o Hospital de Bonneval. Foi pai de três filhos e teve seu segundo casamento com a psiquiatra e pintora Rokaya Boubakeur. Em 1990, tornou-se professor na Universidade Rennes 2. Lecionou como professor titular na cadeira de Psicopatologia do Curso de Psicologia na Universidade Rennes 2 e na Seção Clínica do mesmo curso. Foi também diretor de pesquisa na Universidade Paris VII, além de presidir seminários na École Normale Supérieure.

Saiba mais ->

Resenha

Penso, logo distingo-me. O ponto de partida que orientou esta resenha é a pergunta feita ao leitor, por Dorothy Sayers, no início do livro, e que reproduzo: “Os senhores já ficaram irritados em meio a um debate entre pessoas adultas, supostamente responsáveis, devido à extraordinária incapacidade do debatedor médio de se ater à questão e responder com exatidão ou refutar os argumentos do seu oponente?”




Saiba mais ->