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 Notas sobre o corpo

 

 

Vera Gorali
Licenciada em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA)
Licenciada em Letras pela Universidade de Buenos Aires (UBA)

Docente da Cátedra de Psicossomática da Universidade John Kennedy
Docente do Instituto de Clínica de Buenos Aires (ICBA)
Psicanalista, AME da Escola de Orientação Lacaniana (EOL) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP)
Diretora da Consulta Rede de Assistência de Buenos Aires

veragorali@yahoo.com.ar

 

Resumo

Desde seus primeiros trabalhos sobre as paralisias orgânicas, motores e histéricas, Freud diferencia o corpo anátomo–biológico de outro corpo, ligado ao simbólico e especialmente destinado a revelar as verdades mais secretas do sujeito sem que ele o saiba ou disponha as coisas de outra maneira. Por isso, a enfermidade deveria ser decifrada em um código completamente alheio ao orgânico, onde o desejo reprimido pelo próprio sujeito– e não pelos mandados paternos, como costumamos dizer – desviava a libido de seu caminho previsto. Aparece então um corpo simbólico no qual a dita libido inscreve mensagens codificadas que perturbam, inibem, modificam a inervação nervosa anatômica como ocorre na histeria ou nos pensamentos, no caso das neuroses obsessivas, que o erotizam.

Palavras-chave: psicanálise, caso clínico, corpo, histeria.

 

   
 

 


 Notes about the body

 

Abstract

Since his first works about the organic paralysis, motor, hysterical, Freud differs the anatomic pathological body from the other body, linked to the symbolic and especially destined to reveal the most secret truths of the subject without this one knowing or deploying things in another way. That is why the sickness should be deciphered in a completely different code from the organic, where the desire that the subject himself stresses – and not thanks to the fatherly imperatives as we usually say – diverts the libido from its foreseen cause. Then a symbolic body appears in which this libido writes code messages that disturb, suppress, change the anatomical neuronal enervation like it occurs in hysteria or in thoughts, like it occurs in the obsessive neurosis that erotizes him.

Keywords: psychoanalytical clinic, body, symptom, hysteria, obsessive neurosis.

 

 

Jane tem cerca de 40 anos e dois filhos de um casamento anterior. Sua demanda de análise gira em torno de uma dificuldade: custa-lhe movimentar-se, a inércia a impede de agir, não consegue “se colocar” no exercício de sua profissão, em que pese a precária situação econômica a que se vê submetida desde a sua separação. Esta dificuldade contrasta com o que relata acerca de sua juventude, durante a qual teve uma excelente situação profissional, viajou para a Europa, tomou decisões difíceis, aí incluída a de trocar seu abastado marido por um homem com o qual, contudo, não se atreve a conviver e, portanto, a oficializar a relação.

Daniel, pelo contrário, é um jovem decidido a experimentar sua homossexualidade em todas as oportunidades que se lhe apresentam. Possuidor de um par de títulos universitários de graduação e pós-graduação, se desempenha sem problemas como docente em diversas carreiras. É uma solução transitória que lhe permite ter longas férias para escrever, sua verdadeira paixão. Contudo o afetam permanentes eclosões de desmatitis atópicas mal diagnosticadas, que ferem suas mãos, cotovelos, partes do peito, a parte posterior dos joelhos e com freqüência lhe impedem de trabalhar, seja na universidade, seja em sua casa.

Pâmela tem 53 anos e está numa encruzilhada. A empresa que criou e dirigiu por mais de quinze anos e que lhe permitiu  sustentar a criação de suas filhas quando ficou viúva, está a ponto de “afundar”. “Esgotada e doente de remar contra a maré em um meio que se tornou muito competitivo, largou o leme” e já não pode distinguir qual é a causa do quê, se as dores das dificuldades da empresa ou a empresa de seus transtornos. Diz que “o sofrimento a acompanha” por toda parte.

Pablito é um menino que tem insônia e que embora tenha 11 anos ainda faz xixi na cama à noite. Seus desenhos e breves sonhos estão povoados de monstros e malfeitores armados com metralhadoras que o assediam. Interrogado acerca disso, manifesta, de forma bastante transparente, seu sentimento de culpa e necessidade de um castigo encarnado pela voz do feroz supereu materno.

A lista de exemplos poderia continuar com outras inibições, outros sintomas e outras angústias, mas sempre poderíamos encontrar na diversidade de um a um, um ponto em comum: o corpo afetado do parlêtre.

 

O que é o corpo?

Esta pergunta assim colocada é, na verdade, incompleta. Para respondê-la convém delimitar o universo no qual teorizamos e ao qual nos referimos. É o que chamamos de discurso analítico (Lacan, 1969-70).

A partir desta perspectiva tentaremos precisar um termo muito transportado por discursos como o da medicina, o da biologia, o da filosofia, quando não no discurso que chamamos de comum.

Entre todos eles e o discurso analítico há diferenças essenciais, a ponto de podermos sustentar que este último vai, em sentido contrário, ao sentido comum. Em geral nos encontramos com uma constante: o corpo, inteiro ou fracionado em partes e órgãos, é assimilado ao modo da res-extensa cartesiana, uma unidade substancial com um saber próprio que garanta sua nutrição, crescimento, desenvolvimento e reprodução.

Além disso, esta idéia de corpo gera a necessidade de uma estrutura diferenciada, designada como alma ou mente (por sua vez diferente do cérebro), sede das percepções, emoções, sentimentos, vontade e memória, responsáveis pelo seu bom funcionamento.

Entre ambos, extensão e pensamento, se constitui um indivíduo, a pessoa, sujeito do direito, capaz de formar uma célula maior, a família e a sociedade, como conjuntos desses ditos indivíduos.

Ambos estão estreitamente relacionados, pois o perceptum, ou o mundo supostamente objetivo, é exterior ao percipiens e este necessita de seus sentidos para incorporá-lo e utilizar suas capacidades de ser falante.

Como já forma parte do acervo cultural, não creio necessário fazer demasiada insistência na revolução conceitual provocada por Freud com relação ao corpo. Desde os seus primeiros trabalhos acerca das “Paralisias orgânicas, motrizes e histéricas” (1893 [1888-1893]), ele diferencia o corpo anátomo-biológico de outro corpo, ligado ao simbólico e especialmente destinado a por a descoberto as verdades mais secretas do sujeito, sem que este o saiba ou disponha as coisas de outro modo. Seus vários exemplos clínicos dão conta deste descobrimento, fazendo com que a própria definição da doença gire em círculos. Com freqüência, Freud indicava, para perturbação e escândalo de sua comunidade, que esta doença devia ser decifrada em um código completamente alheio ao orgânico, onde o desejo reprimido pelo próprio sujeito – e não pelos mandatos paternos, como se costuma dizer – desviava a libido de seu  caminho previsto.

Aparece, então, um corpo simbólico no qual a dita libido inscreve mensagens codificadas que perturbam, inibem, modificam a inervação nervosa anatômica como como ocorre na histeria ou nos pensamentos, no caso das neuroses obsessivas, que o erotizam

O mesmo ocorre com a sexualidade, pois a diferença entre os sexos parece simples. Assim, a identidade sexual não é da ordem do puro feito biológico da reprodução. Ser homem ou ser mulher não é jamais ser simplesmente macho ou fêmea da espécie humana. O pertencimento a um sexo é função do desejo e do gozo, assim como a noção de gênero é uma construção cultural que procede das variáveis pelas quais uma sociedade se faz representar.

Para o homem não há “relação naturalmente sexual”, por isso o homem se diferencia da lei da natureza. Quando se trata de dar nome, diz Lacan (1975-76), Adam se transforma em Madam, pois utilizou a língua de Evida, diz, jogando em francês com o equívoco entre Eva e vida (Eve,vie). Por esta via, encontra a nomeação que faz laço, o sinthoma.

 

Dois ensinos

Lacan deixa claro, na primeira parte do seu ensino, a emergência deste corpo, resultado do enlaçamento entre imaginário e simbólico (Miller, 2002). O interessante é que a questão do corpo segue sustentada até o final, pois no seminário sobre Joyce, do ano de 1975-76, podemos ler elaborações acerca da consistência que o corpo outorga.

No que chamamos o segundo ensino, Lacan nos surpreende com precisões inesperadas, que são a conseqüência da virada de sua teoria a partir do seminário Encore (1972-73).

O que apresenta neste segundo período que parece revolucionar tudo o que transmitiu antes?

A linguagem, até então ferramenta privilegiada para a domesticação do gozo e a subseqüente mortificação do corpo, é concebida, em troca, como uma fonte mais de satisfação. Como se deduz, este giro conceitual modifica drasticamente a prática, a direção da cura e ainda a clínica.

Uma nova topologia ocupa a cena, o nó borromeano localiza o imaginário, o simbólico e o real a respeito do necessário: o furo que assegura a possibilidade de enlaçamento dos três registros.

Novas considerações acerca da vida constroem o que J.-A. Miller (2002) denomina uma biologia lacaniana. Segundo apresenta na aula chamada “O ego de Joyce”, a vida para a linguagem,´quer dizer para o falasser, é muito diferente do que se chama a vida no discurso corrente.

A biologia, a medicina, a fisiologia, têm definições bastante homogêneas da vida e da morte. Para todas essas disciplinas a vida é uma propriedade dos  seres organizados que evoluem desde o nascimento até a morte desempenhando funções que lhes são comuns. Implicam o crescimento, o metabolismo, a reprodução que se encontram tanto em animais como em vegetais.

Bichat elaborou sobre esta concepção sua célebre definição segundo a qual “a vida é o conjunto de funções que resistem à morte”.

A morte, em oposição, é a cessação definitiva da vida para qualquer organismo biológico.

Às vezes a morte se defende cercando-se de valores simbólicos ao que a psicanálise considera uma segunda morte, como no caso de Antígona, que Lacan comenta no Seminário 7: a ética (1959-60). Na antiga Grécia, por exemplo, falava-se da morte civil, assim como a religião chama morte da alma à condenação eterna dos pecadores às penúrias do inferno.

Para a psicanálise não se trata disso já que ela parte da dupla vertente em que se manifesta a eficácia da linguagem como produtora de vida e também como agente de mortificação.

Como sabemos algo da vida?

Por meio de representações. Graças a elas o simbólico introduz sentido. O sentido é o que Lacan, em RSI (1974-75), chama “nossa debilidade mental”, que a linguagem introduz nos sistemas da natureza. Mental vem de mens em latim, mas em francês este termo faz equívoco com a primeira pessoa do singular do verbo mentir. A debilidade é mental quando encontra suas raízes no próprio corpo. De um corpo se supõe que primeiro tem unidade, logo funções especificadas em órgãos.

Dizer unidade é dizer consistência, é o que está junto, que tem uma relação de proximidade. Uma idéia pode ter consistência, assim pensa a filosofia. Quer dizer, que uma idéia tem corpo. Por analogia dizemos que um computador ou um automóvel têm corpo. O que não quer dizer é que um corpo seja vivente, diz Lacan. Daí a necessidade do parlêtre. O ser falante é portador de um corpo diferente do corpo animal, para o qual as noções de vida e de morte funcionam de outro modo.

As pulsões – dito de outra forma, o percurso da libido - são resultado da vida da linguagem pois dão lugar ao que, para o suporte somático, significa a morte. E acrescenta: “Estas pulsões dizem respeito à relação com o corpo, o que, para nenhum homem, é simples.” Conservemos esta afirmação e tomemos o que se destaca: o homem tem com seu corpo uma relação, ou seja, é algo diferente de si mesmo. O corpo é e permanece o Outro. A rigor não está nem no lugar do sujeito nem do objeto, nem é completamente exterior, nem está entre os objetos de gozo, por isso falamos do estatuto do corpo.

 

A forma do corpo

Esta primeira inferência é a base da construção psicanalítica acerca do corpo. Para a psicanálise o importante é que o corpo não está dado de saída, que não “somos” corpo senão que o temos e para isso devemos nos apropriar dele de alguma maneira.

Não é fácil ter um corpo. É uma orientação lacaniana para a clínica considerar as dificuldades do sujeito com seu corpo. Um exemplo são as experiências de despersonalização do sujeito histérico ou os fenômenos de insensibilidade, de indiferença, etc.

O mais simples é a operação que enlaça o imaginário de seu reflexo especular e o simbólico da estrutura no estádio do espelho e que nos proporciona em primeiro lugar a forma do corpo. Este corpo parece ser tão só o corpo da bolsa, esférico, que nos outorga um corpo ideal ao que imediatamente nos sentidos atraídos, nos fascina com sua completude.

Contudo Lacan não deixa de nos advertir acerca do engano desta completude pois toda bolsa, diz, necessita da corda para fechar-se. É a mesma expressão do furo. Neste caso, o simbólico faz a corda que amarra, pois esta forma ideal está sustentada por um traço significante. No estádio do espelho o corpo se volta como objeto de amor porque há um olhar exterior ao espelho para o qual o sujeito se volta. Isto lhe permite, ao mesmo tempo, separar-se da imagem fascinante, criando uma hiância para o surgimento do sujeito e a construção do corpo, já que por meio desse ponto exterior fixa a relação imaginária, e o autoriza a pensá-la como sua de fato.

É um corpo que, havendo sido inicialmente a sede de um gozo em sua totalidade, tal como é tomado e manipulado ao nascer, se transforma no corpo mortificado, atravessado somente pela vida que resta nos furos pulsionais.

Devemos inferir, então, que não há narcisismo primário, como se diz, o narcisismo é sempre secundário, depende destas operações que logo Lacan (1964) chamará de alienação e de separação, sem as quais a pulsão  não tem suporte, não tem objeto ao redor do qual traçar o seu percurso e retornar ao seu ponto de partida.

Trata-se de uma boca que se beija a si mesma, como ilustra bem o mito de Narciso. Mas para isso deve contemplar-se no espelho e amar essa imagem exterior e da qual nunca pode saber com certeza se lhe pertence.

Há toda uma clínica sistematizada sobre os problemas com o corpo. Para o sujeito sempre é difícil regular-se sobre um corpo que lhe é exterior, o corpo é sempre um objeto do qual se sente separado, por isso tenta alcançá-lo e isso dá lugar a diferentes modalidades da neurose e da psicose.

O obsessivo faz de seu corpo um Eu ideal, paradigmático do masculino e se sente perturbado por um alter-ego. Em troca, do lado feminino, aparece a imagem perturbadora da Outra mulher sem cujo corpo não parece conseguir um para si. Há também experiências fora do limite próprio corporal onde a barreira do amor narcisista cai e provoca a destruição do corpo total ou parcialmente.

Por último, na psicose, o sujeito fica desprovido do corpo e deve apelar permanentemente para as imagens que se lhe outorgam transitoriamente. O tratamento do autismo está dirigido, especialmente, a proporcionar um corpo ao sujeito que está na linguagem mas não dispõe dela.

Por isso é fundamental passar pela experiência analítica, isso permite no final fazer-se um corpo, identificar-se a ele, sair dessa extraterritorialidade forçada. A pergunta é: a que corpo se identifica o sujeito ao final da cura?

Para responder a esta questão vamos entrar na segunda maneira de fazer-se um corpo: não a partir da imagem, mas do furo nela mesma, o não especular, os furos pulsionais.

 

O corpo vivo do gozo

Em torno de 1963, quando Lacan nos dá o Seminário 10: a angústia, ele desenvolve esta segunda possibilidade de fazer unidade com os fragmentos do corpo: a articulação da pulsão a suas bordas corporais, a boca, o ânus, o olho, etc. É como se, ao invés do sapato, se tomasse a fôrma com a qual ele é fabricado. Não é uma substância, mas o que lhe dá um suporte. Representa isso com o esquema dos dois espelhos que acolhem o ramalhete real das flores no vaso.

Com o decorrer dos seminários subseqüentes, Lacan avança decidido nesta direção.

O que é que circula por esses furos? O trajeto, o percurso da pulsão, que nem se desvia de seu objetivo nem a substitui e nem a metonimiza. O percurso se cumpre dando ao sujeito uma certeza acerca do seu gozo. Dita certeza é um apoio importante para dar-lhe consistência corporal.

Eric Laurent diz que o objeto a, que é fundamento do enforme de a, que chamamos fôrma, como assinala Lacan no Seminário 20: mais, ainda (1972-73), se representa pelo trajeto pulsional, o vazio em torno do qual se produz a repetição do circuito. Há que assinalar que assim como a imagem do espelho se articula ao significante, o objeto a também está ligado ao espaço entre os significantes, à hiância na cadeia, o vazio median.

Quer dizer que para obter um corpo por meio do vivo destes gozos pulsionais, também faz falta estar em um discurso. Esta afirmação implica que algo se deve por em jogo que faça laço entre significante e significado, entre o sujeito e o Outro.

Só que já não se trata do ponto do ideal onde o Nome-do-Pai, único, garanta a operação. Este ponto de exceção pode ser qualquer um. E, quando Lacan apela à topologia dos nós, demonstra com facilidade que qualquer dos três anéis, Imaginário, Simbólico ou Real, que compõem o nó borromeano, estão em condições de ser considerados agentes do enlaçamento e outorgar um corpo ao sujeito.

Agora vejamos, como conduzir esta operação que se parte do vazio?

Um modo de explicá-la é pelas operações de união e interseção dos círculos de Euler por meio de cuja lógica vemos constituir-se o sujeito por um lado e o objeto pelo outro.

Diferenciam-se porque no primeiro caso se tomam os elementos dos conjuntos e no segundo caso se delimitam os conjuntos vazios incluídos em cada círculo. É o objeto a em sua consistência real.

O que nos demonstra esta operação?

É uma maneira de dar unidade ao corpo sem passar pela identificação à forma. Como afirma Eric Laurent, é um corpo em seu saber fazer com o objeto a, o corpo furado no imaginário pelo objeto a, mas sem que o pai seja agente da castração do vazio do gozo. Deduz-se também por este feito que, conceitualmente, o Nome-do-Pai não é equivalente da castração. Podem não coexistir, como demonstra a proliferação de sintomas contemporâneos, as inibições, as passagens ao ato próprias de nossa época, a angústia que apela a todo tipo de defesa.

No lugar da imagem, o que outorga a consistência imaginária é a experiência da pulsão, mas encarnada em algum Outro, o qual dá origem ao sintoma. A relação com o sintoma dá conta de um narcisismo diferente, localizado a partir da identificação ao sintoma.

Qual é o problema neste caso?

Este corpo organizado pelo sintoma pareceria carecer do amor que introduz a dimensão do Nome-do-Pai em qualquer uma de suas versões.

Os exemplos clássicos de Lacan são Joyce, que não parece sentir apego pelo seu corpo, ao contrário, quer deixá-lo cair ao ser golpeado, e Marguerite Duras que, como Joyce, se sustenta de sua obra e não da imagem do seu próprio corpo.

Contudo, Lacan sabe que, sem algum de tipo amor, o gozo está sempre desregulado, sem limites.

 

O que não pode faltar

Cabe então a pergunta acerca de como, dessa forma, se organiza o corpo desta outra maneira.

E Lacan bem nos faz compreender que o significante introduz a noção de um mais além do vivente e esta idéia, por sua vez, engendra um amor pelo próprio simbólico, com certa significação de eternidade com a qual o vivo não se implica.

É o que J.-A. Miller isola muito bem quando intitula seu livro de El lenguaje, aparato de goce (2000). Não é o mesmo o amor ao pai como puro significante, ligado ao gozo e instrumento da père-versión, que o pai morto do Estádio do espelho.

Lacan se deu conta de um erro conceitual. A linguagem tem dupla função: produz satisfação pelo uso de lalangue e simultaneamente conserva a propriedade de significar a existência de uma dimensão que a mortifica.

É uma qualidade do simbólico em seu aspecto de pulsão de morte, e o pai a encarna quando o considera aparelhado não como o vazio de gozo e sim com o vazio do furo pulsional, o mais vivo do corpo.

Para concluir, uma reflexão acerca da identificação ao sintoma, que é o saldo ao final da análise: o que é que acontece?

Por um lado, sabemos que se opera uma passagem do sintoma como acontecimento de corpo, quer dizer, exterior ele mesmo à sua incorporação.

Por outro lado, a cura impõe um processo de desnarcizinação, quer dizer, como em Joyce, um deixar cair o corpo sustentado pela imagem para dar lugar ao que Lacan denomina narcisismo radical, quer dizer, ao narcisismo sustentado pela identificação ao próprio modo-de-gozar.

No final da experiência analítica todos somos como Joyce ou Duras: deixamos o sentido que emerge pela copulação do imaginário com o simbólico, pelo “sentido gozado”. Ou dito de outra maneira, pelo modo singular de viver a pulsão; o que equivale à identificação ao sintoma como modo de se construir um corpo em transferência.

 

 

Referências Bibliográficas

Freud, S. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
________. (1923).O Ego e o Id. Vol. XXIII.

________. (1893 [1888-1893]) Algumas considerações para um estudo comparativo das paralisias motoras, orgânicas e histéricas. Vol. I.

Lacan, J. (1959-60). El Seminario 7: la ética del psicoanálisis. Buenos Aires: Paidós, 1990.

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_________. (1964) El Seminario 11: Los cuatro conceptos fundamentales del psicoanálisis. Buenos Aires: Paidós, 1987. ISBN: 9789501239812

_________.  (1969-70) Seminario 17: El reverso del psicoanálisis. Buenos Aires: Paidós, ISBN: 950-12-3987-X, febrero 1992.

_________. (1972-73). El Seminario 20: aun. Buenos Aires: Paidós.

________. (1975-76) Le Seminaire. Livre XXIII: Le Sinthome. Paris: Seuil, 2005.

Miller, J.-A. (2002). O último ensino de Lacan. In: Opção Lacaniana, n. 35. SP: Edições Eólia, janeiro, 2004, p. 6-24.

_________. (2000) El lenguaje, aparato de goce. Buenos Aires: Colección Diva.

_________. (2002) Biología lacaniana y acontecimiento de cuerpo. Buenos Aires: Colección Diva.

 

 

Texto recebido em: 15/11/2007.

Aprovado em: 21/12/2007.